terça-feira, agosto 30, 2011

Frei Molambo

“O texto é tão atual que chega a ser profético”. “A peça é uma porrada na hipocrisia geral que nos cerca, inclusive na religiosa”. Esses são apenas alguns dos comentários a respeito do monólogo “Frei Molambo”, espetáculo que se apresentou no último final de semana, dias 27 e 28, no Teatro Um do Sesc Esplanada.

Em duas apresentações com casa cheia, o público assistiu a saga de um profeta que, anunciando aos quatro cantos o fim do mundo, conseguiu falar aos que têm ouvidos. Com leve ironia e toques de humor, que arrancou risadas da plateia em vários momentos, “os escolhidos” puderam conhecer o "nobre e bom Frei Molambo”.
Com montagem do Raízes do Porto, grupo teatral que atua há 19  anos, e dirigida por Suely Rodrigues, a peça contou com a participação do público em vários momentos, desde a iluminação coletiva com velas ou com a realização de um quase casamento entre dois membros da plateia. Casamento esse, que só não aconteceu porque o Frei não se mostrou disposto a contribuir com o crescimento da “insanidade coletiva”.
Para Juraci Júnior, ator do monólogo, “a sensação é de dever cumprido”. “Pudemos levar ao público, mais uma vez, o que Lourdes Ramalho [autora do texto] quis levar desde 1960, quando escreveu Frei Molambo”. Juraci diz que consegue notar um encantamento nas pessoas que assistem o espetáculo. Em sua maioria, elas ficam surpresas com a audácia do texto, que envolve crítica, humor e temas de responsabilidade social, e que é passado por meio da arte. “Quando as pessoas acreditarem que a arte é necessária e não segundo plano, as coisas vão começar a mudar”, garante o jovem ator.



A curta temporada foi o suficiente para mostrar aos amantes do teatro, a união de fatores que possibilitou que “Frei Molambo” recebesse os prêmios de melhor ator e melhor texto  e  indicações  de  melhor espetáculo,  direção, iluminação,  figurino  e  cenário, no  IV  Festival  de Teatro da Amazônia, em Manaus (AM).


Como as apresentações tiveram entrada gratuita, Juraci destaca a importância dos parceiros e apoios culturais. São eles: Editora Pindaíba, site de notícias Rondônia ao Vivo, Caffé Cravo e Canela, Amazônia Adventure e Giga Vestibulares.

Para saber mais sobre as produções do Raízes do Porto, acesse o página do grupo no facebook (Raízes do Porto) e siga no twitter (@raizesdoporto). Em breve o grupo volta com o espetáculo “O Viandante da Torre”.

Fonte: Assessoria
Fotos: Avener Prado



________________________



Eu assisti, alias, sempre assisto as apresentações do querido e amigo Juracir Júnior, e a cada espetáculo, fico impressionada com seu profissionalismo. Realmente é uma pena que não existem verbas públicas de incentivo à cultura. O Governo do Estado e Prefeitura de Porto Velho deveriam abrir os olhos e ajudar os grandes talentos que possuímos, e que mesmo sem auxilio financeiro algum, continuam na luta para realizações de grandes e ótimos trabalhos.
Já estou super curiosa para saber qual será a próxima peça.

Beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário