sexta-feira, abril 22, 2011

Olá! Demorei mas cheguei e me sinto muito feliz por iniciar minha participação no blog na data de hoje, Sexta-Feira da Paixão, a sexta-feira antes do Domingo de Páscoa. E antes da indicação do dia, para que alguns possam entender o motivo de alguns ritos religiosos vou resumidamente mostrar a ligação da gastronomia com o simbolismo da Semana Santa.
A semana Santa inicia no Domingo de Ramos, dando início a Semana Santa. Na sexta-feira é a data em que os cristãos lembram o julgamento, paixão, crucificação, morte e sepultura de Jesus Cristo, através de diversos ritos religiosos. Em toda a liturgia deste dia está em função de Cristo crucificado. Assim, a liturgia da Palavra pretende introduzir os fiéis no mistério do sofrimento e da morte de Jesus, que assim aparece como uma ação livre de Cristo em ordem à salvação de toda a humanidade. Assim para algumas igrejas e religiões sinais de penitência significam respeito, fé e veneraçãoa Cristo. No início da década depois da morte de Cristo, os fieis ficavam em jejum por 40 dias (quaresma vai desde a quarta-feira de cinzas após o carnaval até o domingo de páscoa), hoje, muitos ainda fazem a intenção de quaresma em intenção a família, saúde e em agradecimento a vida intensificando a prática de bons princípios e a fé.
Mas o que o peixe tem a ver com isso? Porque “não” podemos comer carne na sexta-feira santa? Você sabia que em Grego a palavra “peixe” siginifica “Jesus Cristo filho do Deus e salvador”? O costume de comer peixe na sexta-feira santa está associado ao fato de Jesus ter repartido este alimento entre o povo faminto. Assim a tradição de não se comer carne com sangue derramado por Cristo em nosso favor. o dia de hoje caracteriza a abstinência da carne e qualquer tipo de ato que se refira a Prazer, ou seja, não só o fato de ingerir carne bovina frango e outros, mas sim, abster de todo e qualquer ato ilícito.
E por falar em peixe, na sexta-feira Santa fala-se muito em Bacalhau, e não poderia ficar de fora. Nada como reunir a família em uma mesa farta saboreando uma boa bacalhoada. Em Porto Velho, quem nunca almoçou no Papassoni’s, incialmente era localicado atrás do Hotel Rondon, mas há 3 anos o restaurante está nas dependências do SESC Esplanada.




Seu Buffet é farto, entre eles os pratos mais desejados, bacalhau, fricassê de bacalhau, risoto de camarão, camarão alho e olho, dourado ao molho de alcaparras e uma grande variação em saladas. Claro para que há pratos de carnes vermelhas, mas desta vez falarei somente pelas especialidades do dia.
E você pensa que essas delícias só têm na semana da páscoa está super enganado o delicioso Buffet repleto de peixes e frutos do mar estão disponíveis todos os sábados das 11:00 às 15:30.
Sua estrutura predomina a simplicidade, porém, muito aconchegante e familiar deixando que os pratos principais falem por si.
Aproveite o espírito de Páscoa e saboreie um delicioso prato preparado pelo Restaurante Papassoni’s , funcionamento de 2° à sábado. Ah... E o preço, é bem justo.

Obs: Gostaria de esclarecer que abordei acima a doutrina católica e que existem outras religiões assim como para os evangélicos a páscoa é a morte e ressureição de cristo e esses costumes não seguidos, mas que nem por isso, deixam de ter o amor, respeito e fé em Cristo como todos nós.
Feliz Páscoa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário